Acolhimento

Atendimento à Vítima de Violência Doméstica

 Guarda Municipal de Guarujá | Patrulha Maria da Penha

  • 153

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

  • Rua Buenos Aires, 465 – Vila Maia – 11410-040
  • Tel: 3355-7918

Delegacia de Defesa da Mulher

  • Rua Washington, 227 - Vila Maia - Guarujá
  • Tel: (13) 3355.4468 (Whatsapp)

Patrulha Maria da Penha

05/06/2024
Guarujá renova por mais cinco anos convênio do Programa Patrulha Maria da Penha

Patrulha atua mediante a identificação e seleção de casos pelo MP, para fiscalizar e prevenir a violência doméstica contra a mulher.

“É reconfortante se sentir amparada e poder falar com quem entende a nossa dor e se importa. A patrulha é fundamental”: este é o relato da desembargadora Silvia de Almeida Prado Andreoni. Ela é uma das 111 mulheres assistidas pelo Programa Patrulha Maria da Penha, que teve seu convênio renovado para a manutenção do programa por mais cinco anos, em Guarujá. O convênio é celebrado entre a Administração Municipal e o Ministério Público.

“O Programa é mais um instrumento que a mulher vítima de violência doméstica tem na Cidade. É gratificante ver o fortalecimento das assistidas no decorrer do acompanhamento. É possível quebrar o ciclo da violência, mostrando que o primeiro passo é a coragem de denunciar e que existe uma rede de apoio em que ela pode confiar", afirmou a gestora do programa, Adriana Midori.

Em março, a Patrulha completou cinco anos de proteção à mulher. Neste período, foram atendidos mais de 816 casos de medida protetiva, com destaque para 130 em 2023 e outros 111, em 2024, até o momento. Foram registrados, ainda, mais de 40 detenções de autores por descumprimento, por meio de acionamentos via central 153 ou durante as visitas de rotina.

Instituição

A iniciativa foi instituída pelo Decreto Municipal 13.045/2019 para a proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho é articulado entre a Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecom), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo e Delegacia de Defesa da Mulher.

Em cinco anos, 14 mulheres e oito crianças foram encaminhadas para a Casa Artemis. Trata-se de um serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero. O serviço é desenvolvido, pela Sedeas, em local sigiloso, podendo ser de longa duração (90 a 180 dias) ou de curta duração (15 dias).

Atuação

A Patrulha atua mediante a identificação e seleção de casos pelo Ministério Público. O grupamento é composto por sete GCMs, cinco mulheres e dois homens, que realizam visitas e rondas preventivas, a fim de monitorar o cumprimento das medidas protetivas.

Para M.R.S, 29 anos, o grupamento é sinônimo de proteção e acolhimento. “Com a patrulha, percebi que vivia em um relacionamento abusivo e tive coragem de denunciar. Eles sempre realizam rondas onde moro e sei que posso contar com a equipe”, afirmou a assistida.

Fonte: Prefeitura de Guarujá

Opções de Acolhimento em Guarujá:

 Em Guarujá, existem várias casas de acolhimento para diferentes grupos, como crianças e adolescentes, idosos e mulheres em situação de violência. Algumas opções incluem o Lar Maanaim, que acolhe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, e a Casa de Passagem, que oferece atendimento para pessoas em situação de rua. Além disso, há serviços como o Instituto da Mulher - Casa Rosa para mulheres em situação de violência e a Associação Lar Elizabeth, que acolhe pessoas em vulnerabilidade social há 45 anos.

Casa De Acolhimento Para Mulher Artemis

Um(a) Centro de Acolhida, é um local que possui equipes multidisciplinares que oferecem cuidado, proteção e assistência social. Podem ser categorizados como albergues, repúblicas, abrigos institucionais, casas lar, casas de passagem ou residências inclusivas.

 Casa De Acolhimento Para Mulher Artemis Hellas Moreira Vrettos de Guarujá, registro IBGE 351870 também funciona como unidade de acolhimento, acolhendo temporariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, como crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua e idosos em risco. O objetivo principal é promover reintegração familiar ou encaminhamento para famílias substitutas.

Como chegar em Casa De Acolhimento Para Mulher Artemis Hellas Moreira Vrettos de Guarujá
Endereço: Santos Dumont 640, 640 Sala 42 (Rodoviária)- Santo Antonio, Guarujá / SP.
CEP: 11432440.

Lar Maanaim:
Acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio para a reintegração familiar.

O Acolhimento Institucional Lar Maanaim, foi fundada em 1996, e acolhe crianças e adolescentes, vítimas de maus tratos, abandono, violência sexual e negligência, encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude. O Lar Maanaim atualmente atende 18 crianças e adolescentes.

O Lar Maanaim oferece curso de violão por meio de uma parceria com o CMDCA, e cursos de inglês e computação através de uma parceria com a Enjoy.
Endereço: Rua Chile, 1067, Guarujá.
Informações: Instagram https://www.instagram.com/larmaanaimgja/

Casa de Passagem:
Acolhe pessoas em situação de rua e oferece atendimento.
Endereço: Rua Paulo Orlandi, 229 – Vila Santo Antônio.  unidade propicia um acolhimento humanizado, personalizado, integral e protetivo. Tudo é realizado em equipamento semelhante a uma residência, com capacidade para até 20 acolhidos, sendo que para cada cuidador há um grupo de até 10 acolhidos. Todas as condições atendem os princípios e diretrizes das “Orientações Técnicas – Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, norma do Ministério de Desenvolvimento Social.
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por cuidadores sociais, equipe de apoio (serviços gerais e serviço de alimentação). Já a parte administrativa conta com uma coordenadora, assistente administrativa, assistente social e psicólogo.

Instituto da Mulher - Casa Rosa:
Atende mulheres em situação de violência, oferecendo apoio e acolhimento.
Endereço: Rua Quinto Bertoldi, 5 - Vila Maia.
Telefone: 3355 3263.

Totalmente voltada à saúde da mulher, a Casa Rosa reúne diversas especialidades. Lá, as pacientes recebem atendimentos em ambulatórios de gestação de alto risco; mastologia; de cirurgia ginecológica; planejamento familiar, além de exames de colposcopia e ultrassonografia.
A secretária adjunta de Gestão em Saúde de Guarujá avalia que o serviço é de suma importância para a rede assistencial “por se tratar de um equipamento especializado, a Casa Rosa objetiva um cuidado assistencial robusto com especialidades voltadas à mulher. É a referência municipal para as gestantes de alto risco, com retaguarda para o rastreamento de câncer feminino com consultas especializadas de cirurgia ginecológica, mastologia, exames de colposcopia e ultrassom. Tudo reunido em um ambiente acolhedor, que foi idealizado para ser mais humanizado”.

Associação Lar Elizabeth:
Acolhe pessoas em vulnerabilidade social há 45 anos.

Acolhimento Institucional ALMA:
Acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, vítimas de maus tratos, abandono, violência sexual e negligência. A Associação de amigos do Lar do Menor Assistido (ALMA) foi fundado em 1992, o Acolhimento Institucional ALMA (Associação de Amigos do Lar do Menor Assistido), ampara crianças e adolescentes, vítimas de maus tratos, abandono, violência sexual e negligência, que são privadas do convívio familiar por estarem em situação de vulnerabilidade. A ALMA atende 17 crianças e tem a capacidade para 20 (crianças e adolescentes)
Informações: CMDCA GUARUJÁ https://cmdcaguaruja.com.br/alma/

Outras opções e informações:

Prefeitura Municipal de Guarujá:
Informações sobre serviços de acolhimento e atendimento social podem ser encontradas no site da prefeitura, como o Atendimento ao Idoso e o Acolhimento de Mulheres em Situação de Violência.

Programa Apadrinhamento Afetivo:
Guarujá conta com um programa de apadrinhamento afetivo, que permite a voluntários oferecer apoio financeiro, material ou serviços para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Casa de Apoio ao Servidor:
Um projeto que oferece apoio aos servidores municipais em diversas áreas, como pessoal, profissional, familiar e social. No dia 17/03/2015 através da Lei n.º 4.209/15, fica denominado "ROSÂNGELA ALVES RAMOS" a Casa de Apoio ao Servidor, atualmente localizada à Rua Azuil Loureiro nº 235, no Bairro Jardim Helena Maria, neste Município.

Casa do Menor do Guarujá
Av. Manuel Albino, 686 · (13) 3355-4166

Casa do Idoso

R. Cavalheiro Nami Jafet, 685


Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos:

O CAE oferece apoio e acompanhamento social para idosos em situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados, de acordo com a Prefeitura de São Paulo. https://capital.sp.gov.br/web/assistencia_social/w/idosos/333104

Mapeamento das Delegacias da Mulher no Brasil

Este levantamento, de 2008, traz informações acerca do contexto sócio-político da criação das delegacias da mulher e seus modelos, o marco legal e institucional das delegacias da mulher e seus recursos, incluindo recursos humanos, materiais e financeiros, e de capacitação das/dos policiais. Descreve brevemente também o funcionamento das delegacias da mulher e sua articulação com outros serviços e traça o perfil das mulheres que utilizam as delegacias da mulher.

Ao todo, hoje, apenas uma delegacia, no centro da capital paulista, dos 133 equipamentos voltados às mulheres, funciona de forma ininterrupta.

Serviços de proteção à mulher pelo Brasil

Rede de enfrentamento à violência contra as mulheres- DEAMs
28% dos policiais entrevistados acreditam que a violência pode ser justificada tanto pelo comportamento do homem quanto da mulher
https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=rede-de-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres-deams

Mais informações sobre Delegacia de Defesa da Mulher