Caravana da Indignação

O que é ?

Varal da Vergonha - Projeto

O "Varal da Vergonha" consiste em instalar em praça pública um varal, onde as mulheres presentes penduram roupas femininas, onde cada roupa representa uma mulher estuprada ou morta, de acordo com os números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Ao lado de cada roupa, um cartaz também é fixado, contendo números e fatos que divulgam a barbárie que acomete as mulheres, em todos os municípios do Estado de São Paulo.

Em conjunto com o Varal, é realizada a Caravana da Indignação, que consiste numa passeata ou carreata até o local onde se dará a instalação do Varal.

Ela tem o objetivo de chamar a atenção da população, midia e governos sobre a gravidade e o aumento de violência contra a mulher, que praticamente duplicou no ultimo ano, em relação ao anterior.

O Varal e a Caravana estão em sua sétima edição na Baixada Santista, tendo sido realizadas em 2016 e 2017, nos municípios de Guarujá. Cubatão e São Vicente

Em 2018, realizado em Santos, Cubatão e São Vicente. E já está programado para acontecer no segundo semestre de 2018 em Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

A ação é realizada com o apoio das Câmaras e Prefeituras locais, que fornecem a infra-estrutura necessária e as autorizações para utilização das praças, com segurança feita pela GCM ou PM.

Empresas parceiras colaboram com materiais de divulgação, carros de som, a SABESP com a água para os participantes, as entidades da região, como os Conselhos da Mulher dos municípios, as OABs locais, através de suas Comissões da Mulher Advogada apóiam a ação com cartazes e presença, e os veículos de comunicação apóiam pautando entrevistas e chamadas para a divulgação da iniciativa.

As edições anteriores transcorreram com tranqüilidade, e presença de homens e mulheres, e os varais costumam ter longa permanência, nos locais onde são instalados, caem pela ação do tempo, o que para nós representa o respeito que as comunidades tem para com o tema.

Fotos de Varais instalados e Apresentação da entidade.

Violência: Basta !