Violência: Basta !

Progressistas estendem sua indignação em protesto

Uma manifestação em defesa dos direitos da mulher e em repúdio a cultura de estupro será realizada no próximo sábado, (04). A iniciativa, batizada como Caranava da Indignação, percorrerá as cidades de Guarujá, Cubatão e São Vicente. A ação é promovida pela associação Mulheres Progressistas e recebe o suporte das prefeituras de Guarujá e Cubatão. O intuito do protesto é alertar o número crescente de estupros no país (a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil) e crimes contra a integridade física e moral da mulher que estão acontecendo na região da Baixada Santista. As Progressistas também vão pedir punição severa aos 33 homens que violentaram uma adolescente de 16 anos, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

O estupro coletivo da jovem teve repercussão na imprensa internacional e tornou o combate à violência contra a mulher um dos assuntos mais debatidos na última semana, promovendo grande comoção. Os protestos ocorrerão nas praças 14 Bis (Guarujá), Princesa Isabel  (Cubatão) e Barão do Rio Branco (São Vicente). A vice presidente do “Mulheres Progressistas”, Andréa Moreira, é uma das mulheres que está à frente da organização e explica como será realizada a marcha. “A caravana sairá de Guarujá, rumo a Cubatão e em seguida iremos para São Vicente. Dentro das cidades serão expostos varais com roupas penduradas e cartazes referentes aos números de mulheres que foras estupradas em cada município. Estamos chamando nossa ação de varal da vergonha”, conta Andréa.

A atividade das Progressistas também recebe o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Assessoria de Políticas para Mulheres de Guarujá. As entidades Portal de Cubatão, o movimento afro A Cara do Brasil e mulheres de diversos partidos políticos também são aderentes à caravana. O cronograma completo da Caravana da Indignação poderá ser conferido no site www.mulheresprogressistas.org , na página do Facebook Mulheres Progressistas ou pelos grupos de WhatsApp da Associação (13 981198111, 13 981009555, 13 99461742).

Números

Segundo dados divulgados pela Secretária de Estado da Segurança Pública, entre o período de Janeiro até Abril de 2016 foram registrados 101 casos de estupros na Baixada Santista. No mesmo período, em 2015,  69 casos chegaram nas mãos da polícia. Seis das nove cidades da Região aumentaram o número de violações desta natureza. Vale lembrar que estes dados são apenas dos casos registrados. Muitas vítimas que sofrem abusos tem vergonha de registrar queixa ou desistem por conta da exposição e do constrangimento.