Momento de Integração 6 - Evento

Esta página traz informações sobre a preparação do evento

Esta, sobre o evento propriamente dito

Esta, sobre os Homenageados

Esta mostra as fotos do evento

E esta, sobre a campanha He for She

Aqui, a página dos nossos Apoiadores

Na noite de ontem (17/03), o movimento das Mulheres Progressistas reconheceu publicamente os homens que apoiaram e de alguma forma ajudaram nosso grupo neste primeiro ano de existência.

As Progressistas se basearam nos conceitos da campanha ‪#‎HeForShe‬ idealizada pelo ONU Mulheres.

"He For She" (Eles para elas) é um programa da ONU Mulheres que prevê lutar pelos direitos de igualdade dos gêneros e dos direitos da mulher no cenário atual. Emma Watson, empossada do cargo de Embaixadora da Boa Vontade da ONU, se responsabilizou por apresentar o projeto à membros da ONU em uma conferência.

O vídeo do discurso foi disponibilizado pela própria ONU e foi legendado pelo Sobre Sagas - site brasileiro que apóia essa causa tão nobre.

A campanha visa busca envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajuda homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

He for She

Se não eu, quem?

Se não agora, quando?

<--- Clique para saber mais ,
        e ver o vídeo e o texto do discurso

PROGRESSISTAS PRESTIGIAM OS HOMENS NO MÊS DA MULHER

“Se não eu, quem? Se não agora, quando?” Baseado nestes questionamentos lançados pela campanha #HeForShe, da ONU Mulheres que o movimento Mulheres Progressistas promoveu seu evento de março. A campanha #HeForShe busca envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajuda homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade. O grupo resolveu inovar e no mês dedicado as mulheres prestou homenagem aos homens que no decorrer do primeiro ano de existência da associação apoiaram o empoderamento feminino.

A abertura da cerimônia foi realizada pela líder do movimento Eliane Belfort que passou a palavra ao prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, e a secretária de governo de Guarujá, Eliane Ribeiro, representante da prefeita da cidade, Maria Antonieta de Brito. Em seu discurso Eliane Ribeiro destacou a importância dos homens e mulheres se complementarem em seu dia-a-dia. “Nós precisamos aplicar uma educação libertadora para nossos filhos e filhas, para os nossos jovens. A mulher não deve ver o seu companheiro, que está ao seu lado, de uma forma desigual. Eu trabalho ao lado de homens guerreiros e tenho certeza que eles aprendem tanto comigo como eu aprendo com eles. Nossa luta é essa e não devemos desistir”, declara Eliane.

O grupo dos homenageados foi composto por comunicadores, empresários, políticos entre outros. Um dos homens que receberam o reconhecimento público das Progressistas foi o jornalista Carlos Avlys. Avlys abriu as portas da Rádio Cacique ao movimento e apresenta, ao lado das Progressistas, o quadro Hora da Mulher no jornal Hora Certa. Em seu discurso ele se diz lisonjeado por ter sido um dos escolhidos e ressalta sua posição quanto ao empoderamento feminino.  “No meu programa de rádio sempre costumo falar para o meu público: Mulher, o seu lugar é onde você deseja estar. Seja como presidente de uma empresa, seja na política como prefeita ou vereadora. Basta você querer e não deixar que um homem queira por você”. O presidente do PMDB Guarujá, Nilton Leopoldino também foi uma dos homens reverenciados. Nilton é um dos apoiadores do movimento Mulheres Progressistas desde o início e criador do slogan do grupo “Igualdade é Progresso”. Ele fez questão de deixar uma mensagem em agradecimento ao movimento. “Quero deixar aqui o meu abraço e agradecimento para as Mulheres Progressistas. Acho que a mulher tem que se empoderar e enfrentar mesmo a política, colocando-se par a par com os os homens”, afirma Nilton.

No total foram homenageados nove homens, a Progressista Flávia Scatamburlo foi uma das organizadoras da iniciativa e uma das mulheres que entregou o diploma a um dos escolhidos. Flávia ficou responsável em homenagear o empresário André Pedreira. A Progressista faz um balanço sobre a ação. “O movimento mulheres progressistas promoveu seu primeiro evento solene, homenageando os homens que realizaram ações importantes em prol do grupo. Nosso evento reuniu aproximadamente 80 pessoas e foi um sucesso. Nós deixamos claro que não somos contra os homens e sim a favor da causa das mulheres, a busca pela igualdade e seu espaço na sociedade. E por isso reconhecemos os homens que sabem o que é andar lado a lado,  apóiam e acreditam nos ideais do movimento”.

VÍDEO ONU

Além das premiações, também foi exibido o lançamento da ação #HeForShe. A atriz britânica Emma Watson, conhecida por suas atuações na saga Harry Potter, foi a responsável em fazer o discurso de abertura da campanha da ONU. Na oportunidade, Watson destacou a importância dos homens também se envolverem na luta pela igualdade entre os gêneros. De acordo com as palavras da atriz, todos devem ter o direito de ser fortes e todos devem ter o direito de ser vulneráveis. Veja o discurso na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=CT9-CF3Wpmo

Roteiro

Iniciando às 19:00h, a mestra de cerimônias nomina as autoridades presentes, chama as progressistas nominalmente e pede a execução do hino nacional 
19:30 h A líder do movimento faz a abertura 
19:40 h A mestra de cerimônias chama o prefeito de Bertioga para se pronunciar
20:00 h Fala da representante da prefeita a secretaria de Governo, Sra. Eliane Ribeiro 
20:20 h às 21: 30h : Homenagem aos nove homens que foram importantes no apoio ao movimento 
21:30 h Fala de mulheres previamente inscritas
22:00 h Encerramento