Biblioteca circulante básica de títulos feministas
Biblioteca circulante básica de títulos feministas
A “Caixa da Igualdade” é da primeira biblioteca básica itinerante sobre equidade entre os gêneros.
ACERVO - Relação dos livros da primeira unidade da Caixa da Igualdade
Caixa da Igualdade - Repercussão na Imprensa
Percurso da Caixa da Igualdade
Biblioteca circulante básica de títulos feministas
A “Caixa da Igualdade” é da primeira biblioteca básica itinerante sobre equidade entre os gêneros.
Percurso
Veja aqui o seu Percurso
Primeira Parada: Paço Municipal Moacir dos Santos Filho - Prefeitura da Guarujá
Segunda Parada: Espaço Cultural Vereador Alberto Marques na Câmara de Guarujá
Terceira Parada: Fórum Cível e Criminal de Guarujá
Quarta Parada: Sede OAB Guarujá
Agradecimentos:
Agradecemos à prefeita pela recepção e atenção ás progressistas e o presente para a caixa da igualdade.
E igualmente agradecemos ao presidente da câmara, pelo acolhimento á biblioteca circulante e a atenção respeitosa ás mulheres progressistas que acompanharam a entrega .
Agradecemos com carinho a Sonia Lima, funcionária da área de comunicação da câmara, mulher progressista, que cuidará e se responsabilizará pela Caixa da igualdade, durante a estada naquela casa
Fotos da Apresentação da Caixa da Igualdade, no Segundo Momento de Integração das Mulheres Progressistas
Fotos da cerimônia de retirada da Caixa da Igualdade do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho - Prefeitura da Guarujá
O que é a Caixa da Igualdade ?
Acreditando que a leitura é essencial para o exercício da cidadania plena, a “Caixa da Igualdade” tem o intuito de democratizar a informação, levar conhecimento a todas as camadas sociais e conscientizar.
A idealizadora do projeto, Eliane Belfort, comenta como será seu funcionamento.
“A Caixa de Igualdade será instalada em lugares públicos com grande movimento, para que seja melhor utilizada.
Vai rodar pelos equipamentos da cidades, escolas, universidades e todos os lugares públicos que alguém se responsabilizar em cuidar da caixa.
Nós estamos com vinte títulos importantes para as mulheres se entenderem como feministas e progressistas.
Cada pessoa deve retirar um dos livros e ficar dez dias com ele, mediante cadastramento.
Será necessário cópia de documento de identidade e de residência (conta de luz, água ou telefone) explica Eliane.
Com a autorização da nossa prefeita progressista Maria Antonieta, ela será instalada inicialmente no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, Av. Santos Dumont, 800, ao lado da Rodoviária e da Prefeitura de Guarujá.
Os livros da caixa são fornecidos por pessoas, que emprestam livros, que serão identificados e cadastrados em cada caixa por seu responsável, e podem ser retirados a qualquer momento pelos seus proprietários.
O evento, que aconteceu no sábado (3), no Delphin Hotel, pedia a igualdade de direitos
Com o objetivo de fortalecer o papel da mulher na sociedade e imprimir a igualdade entre os gêneros, o Movimento “Mulheres Progressistas da Pérola do Atlântico” promoveu um encontro no último sábado (3), no Delphin Hotel, na Enseada. A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, marcou presença no evento e ressaltou a importância das mulheres fazerem valer a participação feminina na sociedade.
Antonieta falou ainda sobre o papel diferenciado que cada mulher possui e representa. “É fundamental as mulheres lutarem por seus espaços, seja de poder ou onde elas possam ser protagonistas de uma nova sociedade. Nós temos nossa identidade, nossos valores, o que acreditamos e jamais desistimos, os caminhos que escolhemos. Um grupo como este é fundamental para garantia da democracia do direito e da participação feminina.”
A chefe do Executivo finalizou reconhecendo o importante trabalho que vêm sendo feito em Guarujá. “Hoje, o Movimento de Mulheres Progressistas da Pérola do Atlântico é reconhecido pelas lideranças femininas no Congresso e nas instituições pela luta que estamos fazendo para garantir a representação da mulher em todos os níveis do Legislativo. Isso, para nós, é uma grande e importante conquista. Ver o comprometimento e engajamento presente é maravilhoso, além de me sentir honrada em carregar ao lado de vocês esta bandeira pela luta do movimento das mulheres.”
Palestra – As Mulheres Progressistas de Guarujá foram brindadas por uma palestra sobre comunicação, marketing político e campanhas digitais, proferida pela presidente da Associación Latinoamerica de Consultores Políticos (Alacop), Gil Castilho, que conversou com todos sobre conceitos e filosofias que devem ser aplicadas por quem deseja concorrer em algum momento nas eleições.
Segundo ela, as pessoas que estão à volta do candidato precisam ser impactadas emocionalmente, ao menos 15 vezes, para assimilar e abraçar suas informações políticas, que deve segmentar seu raio de ação e, principalmente, evitar a disseminação de propostas inviáveis e não tentarem contato com seus eleitores apenas em períodos eleitorais.
“A política vive hoje uma crise de credibilidade e há uma desvalorização mundial da classe política, por isso é preciso lembrar a todos que não é possível fazer comunicação política sem ações verdadeiramente políticas, os contatos e as relações conquistadas durante as eleições devem ser mantidas posteriormente, para aproximar o candidato, ou o político eleito do seu público mantendo essa ligação durante e após as eleições”, disse Gil Castilho.
Caixa de Igualdade – Uma biblioteca itinerante, com os principais títulos que uma mulher precisa ler para conhecer a realidade feminina e se transformar realmente em uma mulher feminista, é o intuito da Caixa da Igualdade, que foi lançada durante o evento.
Simbolicamente, o livro Campanhas eleitorais para Mulheres – Métodos e Tendências, da palestrante Gil Castilho, foi o primeiro doado para a “caixa”, que inicialmente conta com o acervo de 20 livros.
“Nosso objetivo é fazer várias Caixas da Igualdade e distribuí-las em pontos estratégicos. Os livros são emprestados. Eles são catalogados e ficam no acervo. À princípio, a ‘caixa’ vai circular nas escolas e universidades, e solicitamos a nossa prefeita Antonieta que essa primeira ficasse no Paço Municipal”, disse a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Eliane Belfort.
Para Eliane Belfort, o Movimento de Mulheres Progressistas tem a missão de empoderar as mulheres e para isso é preciso qualificá-las. “Nós precisamos ter a consciência que só teremos uma sociedade mais justa e mais equilibrada, quando conquistarmos a igualdade”, finalizou.
Na página 4 do Diário Oficial de Guarujá de 07/10/2015 foi publicada a notícia :
Caixa da Igualdade é lançada no encontro de Mulheres Progressistas
Excerto do Blog da Prefeita Maria Antonieta
Recebi representantes do grupo Mulheres Progressistas, que vieram nos agradecer por termos recebido o projeto "Caixa da Igualdade", que consiste no empréstimo de livros com temas voltados às mulheres. A caixa ficou na recepção da prefeitura, aos cuidados de nossas recepcionistas, que atenderam muito bem a todos que se interessaram pelos livros.
Parabéns a todas as envolvidas nesta ação, que tanto
contribui para o desenvolvimento de nossa comunidade.
A Caixa da Igualdade agora vai para a Câmara Municipal.
Comentários de Eliane Belfort
Foi fundamental a primeira acolhida da caixa da igualdade ser feita pela prefeitura, pois mostrou a importância da biblioteca feminista básica, para o entendimento da igualdade de gêneros e o empoderamento da mulher
É a caixa da igualdade que segue, cumprido a missão do movimento Mulheres Progressistas, na difusão do conhecimento, para o empoderamento da mulher e a igualdade da gênero