Eleições 2016
Como checar o CPF dos políticos e sua situação fiscal1) Obtenha o CPF do político que desejar com uma pesquisa no site do TSE, ou no Políticos do Brasil.
Copie o número do CPF desse político (para uma minoria de registros não há CPFs disponíveis, pois não foram fornecidos pela Justiça Eleitoral).
2) Escolha as checagens possíveis:Entenda para que serve essa checagem: se o CPF do político estiver válido, será emitida uma certidão atestando essa situação. Quando a certidão não pode ser emitida, existe alguma pendência - não necessariamente uma dívida ou alguma ilegalidade. Pode ser apenas uma formalidade técnica, como uma alteração de endereço.
Entenda para que serve essa checagem: se o político tiver restituição a ser recebida, essa informação será apresentada. Mas, mais importante, em alguns casos descobre-se que o político não entregou sua declaração, pois surge a mensagem com o seguinte teor: "Sua declaração ainda não consta na base de dados da Secretaria da Receita Federal". Nesse caso (quando a declaração de IR não está na base da Receita) pode haver, pelo menos, 4 situações: 1) o político morreu; 2) o político declarou que é isento de pagamento de Imposto de Renda; 3) o político mudou seu domicílio fiscal para o exterior e 4) o político não declarou Imposto de Renda.
Entenda para que serve essa checagem: a Receita Federal lista a natureza dos processos associados ao CPF digitado. Por exemplo, "cancelamento da compensação - assuntos tributários", "inscrição/dívida ativa-ITR", "impugnação-ITR", "despacho aduaneiro de mercadorias-II/IPI", entre outros. Em resumo, ao checar esse aspecto do CPF do político é possível saber a natureza das pendências que o político tem.
Entenda para que serve essa checagem: demonstra se a empresa pesquisada está em dia e sem débitos com a Previdência Social.