Política da Hora Nº 4

Eliane Belfort, fundadora do movimento Mulheres Progressistas, inicia uma nova atividade :

Comentarista Política do programa Hora da Notícia de Carlos Avlys, na Rádio Cacique Santos - AM - 1500 kHz.

Serão comentários sobre o cenário político nacional, de aproximadamente 10 minutos, veiculados às segundas-feiras, a partir das 12 horas.

Política da Hora Nº 4
Programa transmitido dia 03/11/2015
 
O tema do programa de hoje é : O exame do ENEM
 
Para ouvir o áudio, clique em http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora04.mp3
 
  • Boa tarde, Carlos, boa tarde ouvintes
  • Estamos aqui de volta hoje com a Política da Hora

    Hoje nós vamos falar ainda sobre o tema da redação do ENEM, que foi um assunto da semana passada, não só no Brasil, Carlos, mas no mundo.

    Até Beyoncé, na abertura de um show, parabenizou o Brasil, porque obrigou a pensar sobre o tema da violência contra as mulheres quase sete milhões de jovens de uma só vez.

    Não é pouca coisa !

    Mas, em contra partida, assistimos os representantes do conservadorismo e do machismo dizendo que o ENEM se esquerdizou.

    E criticaram a prova.

    Então, temos de entender que a direita no Brasil é a favor da violência !

    Tomaram para si a responsabilidade pelo atraso, e se escandalizaram pela abordagem de uma frase célebre de uma feminista, Simone de Beauvoir, escrita em 1945 !

    É incrível que em pleno 2015 a tese da igualdade entre homens e mulheres ainda assuste os homens conservadores, déspotas e violentadores de mulheres, pois ser contra acabar com a violência e o assédio só pode ser auto proteção entre abusadores e agressores de mulheres

    Eu acredito que o padrão civilizatório se eleva a cada geração, e a despeito dos defensores da violência, a despeito dos abusadores e desejosos de subjugar e escravizar as mulheres, a igualdade entre homens e mulheres é uma causa irreversível.

    E as mulheres de amanhã se escandalizarão em saber que em 2015 as mulheres ainda tinham de defender igualdades, e que eram violentadas e abusadas moral e fisicamente.

    Como nós, na época atual, nos escandalizamos quando tomamos conhecimento que até muito pouco tempo atrás, 60 anos, a mulher não votava, não podia ser votada, não podia ir à faculdade.

    Vocês mulheres que hoje cursam a faculdade, pensem nisso, a mulher não podia ter educação !

    Não podia receber heranças, ou fazer um simples crediário.

    Sim, nós devemos muito a feministas como Simone de Beauvoir, como muitas outras, inclusive brasileiras, como Rose Marie Muraro, e tantas outras, que abriram as portas da Educação e da cidadania para nós mulheres, que viemos depois.

    Nós mulheres, neste nosso tempo, de violência e abuso contra as mulheres, temos uma obrigação para com as próximas gerações, temos que nos unir, trabalhar para um mundo mais igualitário, justo com Paz e Bem

    Diga NÃO ao abuso, não tenha medo, diga não à violência, denuncie, fale, grite, porque machismo aleija, deforma, reprime e mata.

    Boa tarde a todas.

     

     

     

     

     

     

     

  •  
  •