Política da Hora 32

Eliane Belfort, fundadora do movimento Mulheres Progressistas, inicia uma nova atividade :

Comentarista Política do programa Hora da Notícia de Carlos Avlys, na Rádio Cacique Santos - AM - 1500 kHz.

Serão comentários sobre o cenário político nacional, de aproximadamente 10 minutos, veiculados às segundas-feiras, a partir das 12 horas.

Política da Hora Nº 32
Programa transmitido dia 30/05/2016

Para ouvir o áudio, clique em http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora32.mp3

Maiores informações na página http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora32.htm

Boa tarde, amigos da Cacique

O título do programa de hoje é: "Afronta às Mulheres"

Boa tarde, Carlos, boa tarde ouvintes da Cacique

O assunto de hoje não poderia ser outro. depois do estupro coletivo sofrido por uma adolescente no Rio de Janeiro, e pela divulgação na "A Tribuna" da semana passada, dos índices de criminalidade da baixada santista.

Os crimes de estupro na Baixada Santista, entre o primeiro quadrimestre de 2015 e o primeiro quadrimestre de 2016 aumentaram em média 43 % , sendo que os "vencedores" deste triste campeonato foram Praia Grande com 26 estupros, seguido de São Vicente com 18 e Guarujá, com 21.

E mesmo com esses números alarmantes, que apresentam crescimento contínuo, não percebemos nenhuma medida sendo pensada ou adotada.

A declaração da Secretaria da Segurança é que esse tipo de crime é de difícil solução, porque ocorre em sua maioria, dentro de casa.

Uma resposta evasiva e sem empatia com a maioria da população

Sim nós mulheres somos maioria, mas somos tratadas como invisíveis pelo governo estadual, seguido pelos governos municipais, que se calam, pois frente à penúria em que se encontram, e às enormes dificuldades de carrear recursos do governo estadual para suas demandas, acabam por se calar, e não pressionam o governador para que ao menos se cumpra a legislação, dotando as Delegacias da Mulher dos recursos necessários para seu regular funcionamento.

Pois já que o Estado não formula ações e políticas para enfrentar esta verdadeira epidemia, que vem assolando a baixada, que ao menos respeite as mulheres no momento da notificação do estupro, pois hoje a mulher vítima de estupro, não pode contar com os serviços das Delegacias da Mulher que em Bertioga, nem existe !

E em Guarujá, por exemplo, ela não funciona 24 horas, nem nos 7 dias da semana.

Sem recursos humanos e materiais, só atendem de segunda a sexta, e das 9 às 18 horas.

Só falta um aviso na porta, dizendo: "Srs. Estupradores, por favor não estuprem à noite, nem nos fins de semana e feriados"

Muitas mulheres simplesmente não dão queixa, para não sofrerem mais um estupro, pois além do físico, com o criminoso, haverá um emocional, pricológico, dentro das delegacias, onde homens, via de regra machistas, atendem a vítima como se ela é que fosse a culpada e criminosa.

E com muita preguiça para fazer a ocorrência, que reputam sem importância.

Por todas estas razões o crime de estupro é sub notificado, as mulheres sabem que serão incriminadas, desrespeitadas, que sua dor será recebida com escárnio, e sua importância minimizada.

E uma eventual investigação não terá nenhuma efetividade, já que manos de 2 % dos crimes de estupro resultam em condenação.

São Paulo, o estado mais rico e com mais recursos do Brasil trata suas mulheres com desprezo e descaso.

E isso se reflete na ponta, no atendimento às mulheres, vítimas que são tratadas como culpadas, como putas e vadias, que se oferecem, e depois querem culpar o coitado do estuprador, que só queria se divertir...

Basta !

As mulheres não podem mais ser tratadas como objetos à disposição dos homens, e suas vontades animalescas !

Eu sou Eliane Belfort, fale comigo pelo WhatsApp 013 98100-9555 ou acesse www.mulheresprogressistas.org

Ouça os programas anteriores clicando AQUI

Maiores informações na página http://www.mulheresprogressistas.org/hora/