Política da Hora 29

Eliane Belfort, fundadora do movimento Mulheres Progressistas, inicia uma nova atividade :

Comentarista Política do programa Hora da Notícia de Carlos Avlys, na Rádio Cacique Santos - AM - 1500 kHz.

Serão comentários sobre o cenário político nacional, de aproximadamente 10 minutos, veiculados às segundas-feiras, a partir das 12 horas.

Política da Hora Nº 29
Programa transmitido dia 02/05/2016

Para ouvir o áudio, clique em http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora29.mp3

Maiores informações na página http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora29.htm

Boa tarde, amigos da Cacique

O título do programa de hoje é: "Porquê não nos Representam ?"

Muito se tem comentado sobre o circo mambembe que os parlamentares montaram no congresso, no último dia 17 da Abril.

Um show de horrores, que fez com que a população se perguntasse: Quem são esses senhores, estes ilustres desconhecidos, que nos cobrem com vergonha alheia, de vergonha de ser brasileiro, vergonha de como e porque os elegemos ?

Mas na verdade não os elegemos, nosso sistema político os elegeu, levou a representação a um vazio democrático, pois ao votarmos em um candidato de um partido, elegemos junto ilustres desconhecidos de contrapeso, que lá estavam, que não representam ninguém, são os caronas, que conquistaram o mandato através dos famosos puxadores de legendas.

Nossa regra eleitoral de hoje, com quocientes eleitorais e partidários é uma corrida para trazer votos para o partido, que busca um nome conhecido que tenha uma enxurrada de votos.

Pode ser um pastor, um artista, pode ser até um palhaço, desde que ajude a garantir mais votos, votos esses que garantem mais vagas para o partido e sua coligação.

Isso resulta nos desconhecidos com mandato.

Na última legislatura, dos 513 parlamentares eleitos, somente 36 se elegeram sozinhos, alcançando ou ultrapassando o cociente eleitoral.

Ou seja, 477 foram de carona !

e por isso estavam tão à vontade para votar pelas suas famílias, filhos, Deus e o Diabo, pelo cachorro e pelo gato da família, já que não tem compromisso com seus "eleitores", com ninguém.

O povo que os assistiu, que assistiu ao desfile dos desconhecidos, não os conhece, e eles não conhecem o povo e suas necessidades, chegaram ao poder puxados pelos seus partidos, e é só para o partido que devem obediência e observância, e seguem os conchavos que a cúpula do partido maquinam.

Dizem até que eles só querem saber o quanto levam, por essa obediência partidária.

O brasileiro, dado à nossa recente democracia, ainda não sabe da importância de analisar não só os candidatos, como os outros que fazem parte da lista partidária do candidato escolhido e de suas coligações.

Pois, ao votar no candidato A do partido B, podemos estar elegendo o candidato C do partido D, que tem às vezes uma identidade ideológica totalmente antagônica aos ideais do partido A.

São estas regras que afastam o cidadão da política, e a política do cidadão, que não se sentindo representado, se desencanta com a política, e sem saber o que fazer, e sem conhecer nossa história, vão às ruas, e pedem a volta dos militares, ou qualquer outro absurdo.

A construção de uma democracia forte passa obrigatoriamente por uma reforma política séria, que não pode ser feita pelos políticos que lá estão, caroneiros que não nos representam e que já mostraram que não tem compromisso com o país e que compromisso com o povo brasileiro não é com eles,.

E mostraram isso com muita clareza, na infeliz votação do dia 17.

Eu sou Eliane Belfort, fale comigo pelo WhatsApp 013 98100-9555 ou acesse www.mulheresprogressistas.org

Ouça os programas anteriores clicando AQUI

Maiores informações na página http://www.mulheresprogressistas.org/hora/