Política da Hora 16

Eliane Belfort, fundadora do movimento Mulheres Progressistas, inicia uma nova atividade :

Comentarista Política do programa Hora da Notícia de Carlos Avlys, na Rádio Cacique Santos - AM - 1500 kHz.

Serão comentários sobre o cenário político nacional, de aproximadamente 10 minutos, veiculados às segundas-feiras, a partir das 12 horas.

Política da Hora Nº 16
Programa transmitido dia 25/01/2016

Para ouvir o áudio, clique em http://www.mulheresprogressistas.org/hora/PoliticadaHora16.mp3

Boa tarde, amigos da Cacique

O tema do programa de hoje é : Por uma melhor política

Precisamos rever a política e suas estruturas, pois o atual modelo já está esgotado, e é ineficiente.

Os partidos políticos, tanto regional como estadual ou nacionalmente tem donos, e são de gaveta.

São agremiações que servem somente para buscar candidatos em véspera de eleição, para eleger o "dono" do partido e mais um ou dois candidatos de sua panelinha, com dinheiro suficiente para manter as suas campanhas.

Desta forma, os eleitos não representam ninguém, representam a si mesmos e no máximo as empresas que os financiam.

Com a reforma eleitoral, boa parte desta viciada operação terá que ser modificadas, muitas das estratégias da compra de voto à massificação da propaganda terão de ser revistas, pois a proibição da doação das empresas aos candidatos muda a relação do poder econômico com a política e os políticos, e pré definição de quanto cada candidato poderá gastar em cada município iguala as possibilidades e chances.

Os candidatos e os partidos ainda não perceberam, mas a política, a partir das novas regras para as eleições 2016, terá de ser feita o ano todo, para alcançar o eleitor, pois em 45 dias, e com recursos limitados, não há como pensar que as velhas estratégias poderão ser reutilizadas.

Esta é uma nova eleição, e as candidaturas já deveriam estar nas ruas, mas os partidos nõ instruem seus candidatos sobre as novas regras, e com isso mais uma vez não cumprem seu papel, que deveria ser o de fortalecer e instrumentalizar as candidaturas de seus partidos.

A única entidade a pensar em instruir, qualificar e preparar os candidatos aqui na baixada, não é um partido político, é uma organização de mulheres.

O movimento Mulheres Progressistas tem trazido grandes profissionais de São Paulo, para falar às candidatas.

Em outubro, a especialista em Marketing Político Gil Castillo veio falar das novas estratégias disponíveis para as próximas eleições, e no último sábado, reuniu-se candidatas e presidentes de partidos políticos de Guarujá e outros municípios da baixada para identificar o que pode e o que não pode ser feito nas campanhas eleitorais para o próximo pleito.

E muitos saíram de lá atônitos, certos de que perderam tempo valioso para suas campanhas, e principalmente saíram sabendo que a estratégia de pegar dinheiro com quem tem muito.e está disposto a investir, mas que pela proibição pensavam em dividir o montante por vários laranjas, entenderam que não é qualquer pessoa física que pode doar, é necessária a Declaração de Renda para demonstrar que tem efetivamente a quantia que quer doar, e obtida de fontes lícitas.

Isto vai evitar o laranjal que os partidos políticos pensavam em plantar...

O tempo que antecede as eleições será cada vez mais precioso, para fazer política e chegar ao eleitor, mas os partidos políticos, e mais ainda os candidatos não se aperceberam que as regras mudaram e que novas estratégias terão de ser desenhadas foram as Mulheres Progressistas, que vem reunindo a maioria dos partidos e candidatos em um mesmo local, em torno de temas da política, o que é inédito, pois tratam de tema importante, necessário e urgente.

Eu sou Eliane Belfort, fale comigo pelo WhatsApp 013 98100-9555 ou acesse www.mulheresprogressistas.org

Ouça os programas anteriores clicando AQUI

Veja mais vídeos em nosso canal no YouTube