Dengue

Mulheres Progressistas contra a Dengue

Hoje, 27/02/2016 as Mulheres Progressistas se uniram ao Mutirão contra a Dengue, promovida pela Prefeitura de Guarujá.

Unidas contra a Dengue !

Maré Mansa e região recebem mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti 25/02/2016

Aplicação de larvicida e retirada de recipientes que acumulam água estão dentro da proposta do mutirão

Neste sábado (27), a Prefeitura de Guarujá promove um novo mutirão de combate ao mosquito transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus. A ação acontece na comunidade Maré Mansa e região do bairro Pernambuco. Agentes comunitários de saúde, agentes de controle de dengue e voluntários participam da ação, que busca eliminar criadouros e mobilizar os moradores a participarem da guerra ao Aedes aegypti.

A expectativa é que 2 mil imóveis sejam vistoriados pelas equipes, que iniciam o mutirão às 9 horas, com ponto de encontro na Escola Municipal Ary Silva Souza, localizada na Rua José Terto dos Santos Filhos, 136 (antiga Rua 7).
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da participação da população nessa luta, que vem sendo disseminada através da conscientização dos agentes e voluntários, que alertam os moradores sobre recipientes propícios a procriação do inseto e salienta os cuidados com acúmulo de água.

Durante o mutirão haverá aplicação de larvicida e realizada a telagem de caixas d’água. Na ocasião é solicitado ao morador que, caso tenha algo que queira se desfazer, seja colocado na calçada, pois logo em seguida o caminhão do Cata Coisa passará recolhendo os materiais. Quanto aos pneus, as equipes de saúde aplicam larvicida e notificam a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que recolhe e realiza o descarte correto do objeto.

Treinamento – Na última terça-feira (23) a equipe de Controle de Dengue treinou funcionários públicos da Prefeitura para trabalharem como voluntários nos mutirões que ocorrem em diversos pontos da Cidade. Durante o treinamento, é repassado aos voluntários conhecimento do ciclo biológico do mosquito e técnicas de como tratar criadouros e abordar o morador.