Como tudo começou

O movimento “Mulheres Progressistas”, em Guarujá, nasceu com a missão de eleger mais representantes do sexo feminino nas casas de leis.

As bancadas femininas da Câmara dos Deputados, e do Senado federal lutam por 30% das cadeiras no Congresso para mulheres e também desejam que a mesma fatia dos recursos do fundo partidário seja destinada às candidatas.

A proposta foi rejeitada, ignorando o fato que 52% da população é composta por mulheres e sua representação no poder legislativo, chega apenas a 10%.

Em resposta à ação, um encontro regional suprapartidário, batizado com o nome de “Mais Mulheres na política foi realizado na Câmara de Guarujá, no mês de Junho.

Na ação, participaram diversas lideranças da região, como Eliane Belfort, a prefeita Maria Antonieta de Brito, Maria Eunice Grötzinger, Maria Angélica Cruz, Ednéia Zeferino, Andrea Moreira, Cidinha Santos, Eugênia Lisboa, Lindaci Carvalho, Rose Oggiano, entre outras.

Na data foi realizada a leitura da Carta de Guarujá, destinada aos parlamentares, com exposição de motivos e solicitação de seu voto à proposta apoiada pela bancada feminina federal, que propunha a reserva de 30% das cadeiras, em todas as casas legislativas, às mulheres.

O movimento realizado em Guarujá ganhou ainda mais força e destaque com o apoio da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), presidente estadual do PMDB Mulher, e da senadora Marta Suplicy, autora da primeira lei do sistema de cotas.

Para saber mais detalhes, acesse nosso Histórico

Para saber as datas dos eventos mais importantes, e detalhes dos mesmos, acesse Linha do Tempo