Festival Cine Mulher - Projeto
Projeto Festival Cine Mulher 2022.PDF (Download)
Projeto Festival Cine Mulher
Apresentação
A AMP - Associação Mulheres Progressistas, associação civil sem fins lucrativos fundada em 2016, com CNPJ 26.642.274/0001-78, com sede em Guarujá, atuação em toda a Baixada Santista, criada com o intuito de defender os direitos das mulheres, de empoderá-las, prepará-las para a participação na política partidária e comunitária, e de chamar a atenção da sociedade para o descumprimento dos direitos de igualdade de gênero e da violência contra a mulher, para cumprir seus objetivos vem desenvolvendo inúmeras ações, tais como:
ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES DOS ÚLTIMOS ANOS
em parceria com a
Associação Nzo Tumbansi Kwa Ndanda-Nlunda Ye Nkosi
tem o prazer de convida-los para o
Festival Cine Mulher
Objetivo
O objetivo do projeto é conscientizar as mulheres através da reflexão e discussões abertas após a apresentação do filme, abordando acerca das características da violência doméstica, tipos, graus, intensidade, igualdade de gênero, origem das desigualdades, levando informações sobre a Lei Maria da Penha, questões contemporâneas e movimentos da sociedade.
Na medida em que a mulher adquire conhecimento e tem consciência do seu papel enquanto SER HUMANO indivisível e único, com direitos humanos e sociais iguais, objetivamos contribuir com o fortalecimento da autoestima que levará a denúncia de agentes agressores, quebrando os ciclos das várias formas de violência.
A reunião das mulheres no espaço do CINE MULHER irá proporcionar a oportunidade da troca de experiências e a disseminação dos movimentos de mulheres, levando esta mulher a decidir onde quer estar, com quem e fazendo o que lhe faz bem e traz felicidade, objetivo maior da existência do SER HUMANO.
Metodologia
Apresentação de oito filmes em rodízio, que apresentará mensalmente, Temas diferentes, em oito locais diferentes (Pólos)
O Festival terá início em Março, com o lançamento do Festival para convidados.
Apresentações
Serão realizadas de Março a Outubro, nas terceiras sexta feiras do mês, com início às 19:00 e término às 21:00 horas, empregando um sistema de rodízio, para que todos os espectadores dos Pólos possam assistir todas as Apresentações (Temas).
Temas:
Cada tema terá uma equipe de debates, com três facilitadores, que após a exibição dos mesmos promoverão a discussão do tema.
Haverão também registros fotográficos, e a confecção de listas de presença, e documentação para avaliação dos resultados.
Em Novembro, encerramento dessa etapa do projeto, com apresentação da prestação de contas, avaliação dos resultados e próximos passos.
Temática
O que temos em comum entre a arte e a realidade cotidiana, no que se refere às questões de igualdade de gênero, violência e outros aspectos que impedem os avanços, que dizem respeito ao auto conhecimento, desenvolvimento, realização, transformação das mulheres e da sociedade em geral.
Estrutura
O Festival Cine Mulher foi criado pela AMP - Associação Mulheres Progressistas em parceria com a Associação Nzo Tumbansi Kwa, doravante denominadas Organizadores.
Elas se responsabilizarão pela organização do mesmo, pela curadoria dos temas, pelo projeto executivo, e pela obtenção do financiamento do mesmo.
O projeto ainda contempla a participação de Parceiros.
Parceiros são as entidades que se responsabilizam pela disponibilização e operação dos Pólos, pela comercialização dos carnês do Festival, quando localizados no centro, e distribuição gratuita dos carnês pelos eventos da periferia.
Assim, os carnês comercializados no centro subsidiarão os eventos da periferia, socializando a cultura.
Contamos ainda com nossos Apoiadores , que são as pessoas físicas ou jurídicas que apoiam o Festival, e fornecem apoio, na forma de serviços, materiais, divulgação, transporte, empréstimo de equipamentos, utensílios, alimentação, flores, decoração, banners, impressos, faixas, etc.
E os fornecedores, que fornecerão os serviços e produtos necessários para alcançarmos os objetivos do festival, e que nossos apoiadores não possam fornecer.
Público Alvo
O Festival Cine Mulher é principalmente dirigido às mulheres, mas uma das películas será exibido especialmente ao público masculino, como forma de sensibilização e conscientização sobre o problema do machismo e da violência da sociedade contra as mulheres. Esse filme terá uma equipe de promoção de debates masculina.
O Festival terá também um documentário sobre religiões de matriz africana, como forma de trabalhar o preconceito, medo e violência contra essas religiões. A equipe mediadora será formada por religiosas representantes dessas religiões.
Resultados esperados
1 – Alcançar as mulheres periféricas com o apoio financeiro das mulheres do centro da sociedade, pois suas contribuições subsidiarão os filmes e coquetel das comunidades.
2 – Valorização das mulheres da periferia, com igualdade de tratamento, com as mesmas equipes de debate, filmes e coquetel.
3 – Capilarizar e levar a conhecimento informações sobre os direitos das mulheres, de forma abrangente.
4 – Proporcionar o acesso à cultura e formas de expressão, dar voz àquelas que habitualmente não tem espaço de manifestação.
5 – Aumento do número de notificações de mulheres vítimas de violência doméstica nas delegacias, acesso ao órgão municipal de apoio psico social.
6 – Despertar nas mulheres a necessidade de alcançarmos a igualdade de gênero, promovendo o progresso da sociedade, os direitos humanos e a cultura de paz, contribuindo também com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial os objetivos 5, 16 e 17
7 – Fortalecimento da AMP com aumento de associadas, visibilidade e parcerias.
8 – Valorizar os parceiros e apoiadores com imagem positiva e visibilidade na sociedade.
9 - Abrir espaço de diálogos para inclusão dos homens nos debates relacionados à igualdade de gênero e respeito à condição humana da igualdade e diversidade
10 - Posicionar os direitos das mulheres dentro do âmbito da assistência social e do investimento social privado
O detalhamento da programação, com o nome dos filmes, sinopse, e respectivas equipes de debate em cada local de exibição será divulgado no lançamento do festival, após o conhecimento prévio dos parceiros.
Viabilização econômica
Serão confeccionados carnês com entradas para os oito filmes, informando o tema do filme, data e local de exibição, no valor de R$ 160,00 , correspondendo a R$ 20,00 por filme, coquetel e debate, todo mês, o que viabilizará a realização do Festival Cine Mulher na periferia, sem custo para as entidades parceiras, nem para os expectadores.
Serão 64 apresentações, 64 debates e 64 coquetéis.
Parceiros
Esperamos contar com a colaboração dos parceiros para a venda dos carnês, e divulgação do Festival.
Responsabilidades dos parceiros: Cessão do espaço, equipamentos de áudio com microfones, de vídeo projetor, e operador responsável.
Confraternização
Toda exibição terá, após os debates, um coquetel, cujo objetivo é a troca de informações, aproximação entre as mulheres, e fortalecimento dos grupos locais.
Prestaremos contas do investimento realizado, bem como dos resultados alcançados no final do festival, em congraçamento no dia 09 de Dezembro de 2022.