NOTA DE REPÚDIO

ASSOCIAÇÃO MULHERES PROGRESSISTAS ASSINAM NOTA EM DEFESA A FISIOTERAPEUTA ASSASSINADA 


A associação Mulheres Progressistas subscreveu, na última semana, uma nota de repúdio lançada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que condena a violência contra as mulheres e o tratamento que a mídia oferece aos crimes que resultam na  morte intencional de pessoas do sexo feminino. O protesto foi lançado após o assassinato da fisioterapeuta Valdenilze Santos, morta pelo ex-namorado Diego Santos no último dia 24. 

 

O crime aconteceu no bairro Jardim Boa Esperança. Antes de disparar a arma Diego fez ameaças a Valdenilze e sua família. No entanto o portal de notícias G1, do grupo Globo publicou em sua página que o disparo foi acidental minimizando a gravidade do caso. A atitude causou revolta em diversas camadas da sociedade, entre elas, o grupo das Mulheres Progressistas. “A violência contra a mulher e o Feminicídio, não podem ser diminuídos pela imprensa, tratados como briga de casal ou acidente. O crime foi premeditado, com intenção de tirar a vida da mulher. Isto é desvalorizar e desrespeitar a vida das mulheres, é  matar as mulheres duas vezes, depois da morte física, a morte moral”, declarou a líder do movimento Eliane Belfort.


A nota de repúdio nasceu dentro do diretório do PCdoB - Guarujá, presidido pela progressista Lindaci Carvalho. Andréa Moreira, também líder do movimento Mulheres Progressistas e filiada do partido PCdoB comenta sobre o caso. “Valdenize foi vitima de feminicídio, e mesmo morta foi vitima outra vez, de um órgão de imprensa que ao invés, de relatar os fatos ocorridos, simplesmente colocou o feito como sendo acidental, diminuindo assim o peso do acontecimento. Nossa carta de repúdio, externa a maldade com que foi retirada da sociedade mais uma mulher, sem o direito de defesa, e sem nenhum auxílio”. Andréa complementa sua declaração cobrando mais iniciativa em relação a defesa da mulher. “A desumanidade, com que as mulheres são tratadas, não se acaba, esperamos um maior efetivo da Delegacia da Mulher na cidade, estamos lutando para que aja respeito ao se tratar a noticia pelos órgãos de imprensa”.


Além das Mulheres Progressistas, a nota lançada pelo PCdoB foi subscrita pelas seguintes entidades: UBM (União Brasileira de Mulheres), UNEGRO (União de Negros pela igualdade), MPC (Movimento Pró Creches Guarujá), Instituto Joana Darc, UJS (União de Jovens Socialistas da Baixada Santista), NUCLIN (Núcleo de Mulheres da Zona Noroeste de Santos), Nação Hip Hop, Associação de Mulheres de Guarujá, Sarau das Ostras, Grupo de Capoeira Raízes, Associação Hip Hop e Arte de Praia Grande, CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), ASKAFUT (Associação Kalunga de Futebol de Praia),Associação União Vicentina, Sarau Itinerante Praia Grande, Coletivo Nave Cultural, Diretório Municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) de Riachuelo-SE, Advogado Sidnei Aranha, Lindaci Carvalho -Presidente do PCdoB – Guarujá, Mandato do Vereador Edilson Dias de Andrade (PT), Diretório Municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) de Guarujá-SP., Ethel Schad - Presidente PAIS Guarujá, DM PTN Guarujá, Mandato da Vereadora Valeria Bento-Bertioga SP, Diretório Municipal PMDB  Bertioga, Associação  das Mulheres de Bertioga, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarujá e diversas pessoas físicas.